Logo
1/10 GAv

Situação Operacional: ATIVO

1º/10º GAv - "Poker"
Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação

Histórico

O Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv), o Esquadrão Poker, foi criado no dia 24 de março de 1947 e ativado no dia 1º de abril do mesmo ano, operando inicialmente na Base Aérea de Cumbica, em São Paulo, através da Portaria 199/GM3. Em dezembro de 1978 a Unidade foi transferida para a Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde está até hoje.

Subordinado operacionalmente à Terceira Força Aérea, o Esquadrão Poker é a única Unidade da Força Aérea Brasileira que tem por missão principal o reconhecimento tático. No início de suas atividades foram utilizados os jatos de treinamento e ataque Embraer RT-26 Xavante, numa versão de reconhecimento equipada com casulos contendo câmeras fotográficas Vinten e metralhadoras de médio calibre. Em aproximadamente 23 anos de uso, os Xavantes voaram mais de 60.000 horas com o Esquadrão Poker.

Em 1999 o Esquadrão Poker começou a utilizar as aeronaves A-1 (extra-oficialmente chamados de RA-1), fabricadas pela Embraer em parceria com as empresas italianas Alenia e Aermacchi no final dos anos 70. Sem nunca ter recebido um nome oficial, as aeronaves A-1 (versão monoposto, depois modificadas para a versão A-1A) e A-1B (versão biposto) são conhecidas popularmente no Brasil como AMX.

Além das missões de reconhecimento tático, o Esquadrão Poker realiza missões de reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico e estratégico, além de missões de ataque ao solo, superioridade aérea e interdição, utilizando diversos armamentos e equipamentos. Devido ao seu código-rádio Poker, as esquadrilhas que compõem o 1º/10º GAv são identificadas pelos nomes dos quatro naipes do baralho.

Seu lema é: "Da Pátria, os olhos. Na guerra e na paz, Poker!"

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

 

Combate FABv

Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

TS Server