Logo
Ordem do Dia - Dia da Aviação de Transporte PDF Print E-mail
Written by Veiga   
Saturday, 15 June 2013 13:37

Brasília, 12 de junho de 2013.

 

Aos homens tocados pela sublime inspiração dos eleitos, a providência permitiu-lhes ver o invisível, perceber o intangível, realizar o que antes era conhecido, unicamente, como impossível.

Quando os tenentes Casemiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère Wanderley lançaram-se aos céus em busca do planalto de São Paulo, menos de vinte e cinco anos haviam se passado desde que Alberto Santos-Dumont ratificara, inequivocamente, a inventividade e a perseverança brasileira para o mundo, com o primeiro voo do mais pesado que o ar.

A aviação ainda ensaiava seus primeiros e hesitantes passos quando os pioneiros do Correio Aéreo Nacional decolaram apoiados por mapas incipientes, instrumentos imprecisos, e a pétrea determinação de congregar as diferentes culturas do norte, do sul, do leste e do oeste.

Nos voos que se seguiram, nossos desbravadores – Eduardo Gomes, Lemos Cunha, Casemiro, Wanderley, e tantos outros – traçaram os caminhos que hoje unem a nação brasileira.

Esse magnifíco legado repousa placidamente sobre os ombros dos homens e mulheres da aviação de transporte, herdeiros da admirável e nobre missão de personificar o lídimo sentimento de união e altruísmo, virtudes que palpitam no peito de cada brasileiro.

Consciente dessa grandiosa responsabilidade, tão virtuosa aviação apresenta-se cada vez mais madura, sempre engajada em seu tradicional papel de integrar e apoiar, à medida que se mantém, incontestemente, comprometida com o aprimoramento e a consolidação da doutrina de emprego operacional da Força Aérea Brasileira.

Hoje, nossas tripulações transitam com excepcional eficiência pelos diferentes espectros de operações multinacionais, combinadas e singulares, e compõem, ao ombrear, sinergicamente, esforços com todas as aviações da força aérea, o rígido pilar a dar sustenção à nossa missão basilar: manter a soberania do espaço aéreo do nosso país.

Atenta a essa valorosa tarefa constitucional, as asas do transporte continuam a unir famílias separadas pela distância, a levar o amparo aos desprotegidos e o desenvolvimento para os desagregados, com o mesmo vigor em que se orgulham da precisão do ressuprimento, da eficiência na busca e da irrepreensível coordenação no reabastecimento em voo.

Valorosos integrantes da aviação de transporte,

A vocês foi dado o privilégio de conhecer todos os credos, raças e sotaques que dão cor e vida à nação brasileira, permitindo que o azul, estampado na bandeira do país, simbolize igualmente os céus da caatinga, da amazônia, do pantanal e dos pampas.

Suas integradoras missões têm o poder de refletir com fidelidade a alma do povo brasileiro, revelando a dimensão do poder do coletivo sobre o individual, assim como do apoio mútuo sobre o voo solo.

Hoje, ao conduzirem as modernas e precisas aeronaves sob sua custódia, lembrem-se de se manterem fiéis ao generoso exemplo dos nossos destemidos antecessores, os quais demostraram como a força de um guerreiro não vem de sua espada, mas da destreza e do preparo da mão que a conduz.

Parabéns à aviação de transporte.

Que Deus os abençoe no cumprimento desta relevante missão.

 

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

Fonte: GABAER/CECOMSAER (www.fab.mil.br)

Last Updated on Saturday, 15 June 2013 13:42
 

Combate FABv

Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

TS Server