Logo

Main Menu

Esquadrões IVAO

FABv HQ

Acesso Restrito - ADM



Forgot your password? Forgot your username? Acesso exclusivo de membros da administração.
Saturday, 15 June 2013 13:37

Brasília, 12 de junho de 2013.

 

Aos homens tocados pela sublime inspiração dos eleitos, a providência permitiu-lhes ver o invisível, perceber o intangível, realizar o que antes era conhecido, unicamente, como impossível.

Quando os tenentes Casemiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère Wanderley lançaram-se aos céus em busca do planalto de São Paulo, menos de vinte e cinco anos haviam se passado desde que Alberto Santos-Dumont ratificara, inequivocamente, a inventividade e a perseverança brasileira para o mundo, com o primeiro voo do mais pesado que o ar.

A aviação ainda ensaiava seus primeiros e hesitantes passos quando os pioneiros do Correio Aéreo Nacional decolaram apoiados por mapas incipientes, instrumentos imprecisos, e a pétrea determinação de congregar as diferentes culturas do norte, do sul, do leste e do oeste.

Nos voos que se seguiram, nossos desbravadores – Eduardo Gomes, Lemos Cunha, Casemiro, Wanderley, e tantos outros – traçaram os caminhos que hoje unem a nação brasileira.

Esse magnifíco legado repousa placidamente sobre os ombros dos homens e mulheres da aviação de transporte, herdeiros da admirável e nobre missão de personificar o lídimo sentimento de união e altruísmo, virtudes que palpitam no peito de cada brasileiro.

Consciente dessa grandiosa responsabilidade, tão virtuosa aviação apresenta-se cada vez mais madura, sempre engajada em seu tradicional papel de integrar e apoiar, à medida que se mantém, incontestemente, comprometida com o aprimoramento e a consolidação da doutrina de emprego operacional da Força Aérea Brasileira.

Hoje, nossas tripulações transitam com excepcional eficiência pelos diferentes espectros de operações multinacionais, combinadas e singulares, e compõem, ao ombrear, sinergicamente, esforços com todas as aviações da força aérea, o rígido pilar a dar sustenção à nossa missão basilar: manter a soberania do espaço aéreo do nosso país.

Atenta a essa valorosa tarefa constitucional, as asas do transporte continuam a unir famílias separadas pela distância, a levar o amparo aos desprotegidos e o desenvolvimento para os desagregados, com o mesmo vigor em que se orgulham da precisão do ressuprimento, da eficiência na busca e da irrepreensível coordenação no reabastecimento em voo.

Valorosos integrantes da aviação de transporte,

A vocês foi dado o privilégio de conhecer todos os credos, raças e sotaques que dão cor e vida à nação brasileira, permitindo que o azul, estampado na bandeira do país, simbolize igualmente os céus da caatinga, da amazônia, do pantanal e dos pampas.

Suas integradoras missões têm o poder de refletir com fidelidade a alma do povo brasileiro, revelando a dimensão do poder do coletivo sobre o individual, assim como do apoio mútuo sobre o voo solo.

Hoje, ao conduzirem as modernas e precisas aeronaves sob sua custódia, lembrem-se de se manterem fiéis ao generoso exemplo dos nossos destemidos antecessores, os quais demostraram como a força de um guerreiro não vem de sua espada, mas da destreza e do preparo da mão que a conduz.

Parabéns à aviação de transporte.

Que Deus os abençoe no cumprimento desta relevante missão.

 

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

Fonte: GABAER/CECOMSAER (www.fab.mil.br)

 
Portaria do COMGEP

Senhores Oficiais,

 

Atentem para a portaria do Comando-Geral do Pessoal abaixo disposta.

Pede-se que os senhores apoiem seus Comandantes de Unidade indicando, por meio do SISFABv, aqueles colegas que não tem registrado voos e também os que não tem marcado presença no TS3.

Aos oficiais gestores: quaisquer dúvidas, contatem o COMGEPv.

Esse levantamento é importante para as promoções que serão feitas em julho próximo.

 

Fonte: CECOMSAERv.

 


 

Portaria nº 019/13/COMGEP-GC

 

O COMANDANTE-GERAL DO PESSOAL, no uso de suas atribuições regulamentares,

I - Por se aproximar a data de promoção de oficiais e entrega de medalhas (20 de julho); e

II - Por contar, a Força Aérea Brasileira Virtual, com grande efetivo, nesta data,

RESOLVE:

Art. 1º - Os Comandantes/Chefes de Unidade Aérea/Operacional devem:

I - Informar, ao COMGEP, sobre a atividade ou inatividade de seus oficiais, observado o disposto no artigo 1º da Portaria nº 003/12/COMGEP-GC (inatividade por prazo superior a 90 dias);

II - Sugerir, ao COMGEP, nomes possíveis de serem agraciados com as medalhas de distinção atribuídas pela Força, no âmbito de sua U Aé/Op.

Parágrafo Único. As indicações devem ser dadas no prazo de 30 (trinta) dias.

Art. 2º - Aos Comandantes/Chefes/Diretores de Órgãos Setoriais compete apoiar os gestores de U Aé/Op.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor a contar de 3 de junho de 2013.

JOÃO CARLOS V VEIGA JR - TEN CEL AV

 
FABv intercepta aeronave no Rio de Janeiro
Friday, 29 March 2013 00:20

Dois caças da Força Aérea Brasileira Virtual interceptaram uma aeronave Airbus A320 que não mantinha contato com o órgão de controle do espaço aéreo na Terminal Rio de Janeiro (TMA-WJ), no final da tarde de hoje (28).

As aeronaves participavam do treinamento de Reabastecimento em Voo, a leste da TMA-WJ, e foram acionadas pelo Controle de Aproximação Rio para interceptarem a aeronave visando o estabelecimento de contato bilateral entre esta e o controle de tráfego aéreo.

Segundo informações do CINDACTA II, a aeronave não havia enviado plano de voo, além de não usar um código transponder discreto, o que possibilitaria sua identificação prévia.

O acompanhamento foi feito por duas aeronaves A-1A, uma do 1º/16º GAv "Adelphi" e outra do 1º/10º GAv "Poker", pilotadas pelo Ten Brig Chuck Amaral e pelo 1º Ten Av Eduardo Evaristo, respectivamente.

A aeronave, após cruzar a TMA-WJ, desconectou sobre o Oceano Atlântico, sem contato algum.

Caça da FABv durante procedimento de interceptação.

Fonte: Sec Com Soc/COMGARv.

 
FABv apoia Defesa Civil em MS
Sunday, 14 April 2013 12:16

A Força Aérea Brasileira virtual (FABv) prestou, nas últimas duas semanas, apoio às atividades de Defesa Civil, em razão das enchentes ocorridas no estado de Mato Grosso do Sul.

O auxílio foi prestado pelo 2º/10º Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano, que conta com aeronaves H-1H.

Fonte: Sec Com Soc/II FAe.

 
Passagem de Comando da II FAe
Monday, 25 March 2013 12:00

Foi realizada na manhã de hoje (25) a cerimônia de passagem de comando da Segunda Força Aérea (II FAe), no Pontal do Galeão, Rio de Janeiro.

Fonte: FAE2

Símbolos das Unidades Aéreas subordinadas à II FAe.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Virtual, Ten Brig César Chuck Amaral, e contou com a participação do Comandante-Geral do Apoio, Ten Brig Leonardo Uzeda, e do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Coronel Aviador João Carlos Veiga.

O Ten Brig Gabriel Borba, atual Comandante-Geral de Operações Aéreas, deixou o comando da II FAe. Assumiu o Tenente-Coronel Aviador Marcos Milhomens, transferido do 5º/8º Grupo de Aviação - Esquadrão "Pantera".

Fonte: Sec Com Soc/COMGARv.

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Next > End >>

Page 4 of 9

Combate FABv

Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

TS Server

Who's Online

We have 4 guests online